sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Amigos contam como era a convivência com Heleninha Bortone

A amizade é sempre o caminho mais curto, fácil e seguro.
                                                       (Heleninha Bortone)

Heleninha fez da gentileza lema de vida 
A frase de Heleninha Bortone, extraída do livro Daniel, mostra um pouco da personalidade da radialista, que escolheu como lema de vida outra frase: Gentileza gera gentileza, do Profeta Gentileza (José Datrino), personalidade urbana carioca, espécie de pregador, que se tornou conhecido por fazer inscrições peculiares sob um viaduto situado na Avenida Brasil, na zona portuária do Rio de Janeiro. A radialista costumava homenagear os amigos com imãs de geladeira, no formato de um coraçãozinho roso, com a  transcrição do que dizia Gentileza.

Muitos foram os amigos que Heleninha fez ao longo dos anos em que esteve na Rádio Nacional da Amazônia e Rádio Nacional de Brasília AM: Sula Seviles, Artemisa Azevedo, Mara Régia, Luiza Inês, Mauricio de Sousa e tantos outros que tiveram a oportunidade de conviver com ela. Pessoas que costumavam a dizer que o mundo havia perdido um pouco do seu encanto após sua morte em 26 de junho de 2008. Esses mesmos amigos fizeram questão de prestar sua homenagem a radialista pelas ondas do rádio.
 
A radialista Mara Regia dedicou o programete Viva Maria de 27 de junho de 2008 a memória de Heleninha.

A gerente regional das rádios EBC, Taís Ladeirafalou ao programa Tarde Nacional com Luciano Barroso, sobre o seu trabalho com a radialista. 

A apresentadora do programa Cotidiano da Rádio Nacional de Brasília AM também conversou com Luciano Barroso em 2008.

O jornalista Valter Lima contou a Luciano Barroso da paixão de Heleninha pelo rádio e leu uma crônica em sua homenagem.

Sula Sevilles, responsável pela condução do programa Ponto de Encontro, falou da sua amizade com Heleninha e da paixão da radialista pela música.

Na abertura do programa Cotidiano levado ao ar em 27 de junho de 2008, Luiza Inês falou da elegância de comportamento, homenageando Heleninha Bortone.

Beth Begonha dedicou a abertura do programa Amazônia Brasileira de 27 de junho de 2008 a Heleninha Bortone.

A primeira hora do programa Ponto de Encontro da Rádio Nacional da Amazônia, em 27 de junho de 2008, também foi dedicada a Heleninha Bortone.

Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica deixou sua mensagem em homenagem a Heleninha Bortone, em entrevista concedida ao jornalista Valter Lima.

Horas depois da passagem de Helenina, em 26 de junho, Airton Medeiros, no programa Nossa Terra, fez o anuncio do falecimento da radialista.

2 comentários:

Deixe o seu comentário.