sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

Saudade Nacional resgata entrevista de Tio Toninho, sonoplasta do programa Encontro com Tia Leninha



 

Heleninha Bortone apresentou o programa Encontro com Tia Leninha ao longo de 20 anos


Quando o programa Encontro com Tia Leninha foi ao ar pela primeira vez em 12 de fevereiro de 1979, em seus primeiros meses contou com a sonoplastia do Tio Paulinho e logo depois passou a ser sonorizado por Antônio José, o Tio Toninho, e por quase 20 anos, até 1999, quando o programa saiu do ar ele ficou na sonoplastia do programa. 

Durante todo esse tempo em que Heleninha e o Toninho trabalharam juntos firmaram uma grande amizade. Os dois acabaram viajando para várias partes da Amazônia para realizarem apresentações. Nessas viagens tia Leninha contava histórias e Tio Toninho se transformava no palhaço Ventania. 

Tio Toninho, além de montar os programas e as radionovelas de Tia Leninha também participou de algumas delas, como Pedrinho Engraxate, de 1982, onde ele viveu o personagem principal, cujo o nome é um homônimo do título da produção e a história se baseou no conto O Menino da Lagoa, da escritora goiana Marietta Telles Machado. 

Em 1999, o programa Encontro com Tia Leninha saiu do ar, mas atendendo o pedido de milhares de ouvintes, em 2002, ela voltou para emissora, onde passou a apresentar o programa Ciranda Nacional, com o mesmo formato do Encontro com Tia Leninha, nessa época Tio Toninho já não estava mais na Rádio Nacional da Amazônia e a sonoplastia do programa passou a ser feita por outros profissionais.

E hoje, para matarmos um pouco da saudade desses dois grandes profissionais do rádio brasileiro, vamos ouvir uma entrevista que a Tia Leninha realizou com o Tio Toninho para o especial do programa Encontro com Tia Leninha, em comemoração aos dez anos da Rádio Nacional da Amazônia. Essa gravação foi ao ar em 1º de setembro de 1987.  

Na entrevista Tio Toninho e Heleninha recordam momentos marcantes da trajetória dos dois. Tio Toninho destaca, por exemplo, a gravação do LP Dois Grande Amigos (1986) e a radionovela Pedrinho Engraxate (1982). 

Em 2012, nas comemorações dos 35 anos da Rádio Nacional da Amazônia, a radialista Heleninha Bortone, em memória, foi uma das homenageadas e Tio Toninho foi quem recebeu o troféu em homenagem a amiga que havia falecido em 26 de junho de 2008. 
 

Saudade Nacional resgata bate-papo entre Helena Bortone e o sonoplasta e amigo Tio Toninho, que vivia o Palhaço Ventania

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário.